Turismo Sustentável na Serra do Cipó!

Você sabe o que é?

Você já ouviu falar sobre Turismo Sustentável? Sabe qual a importância desse segmento no turismo?

O turismo sustentável é aquele que leva em consideração impactos sociais, ambientais e econômicos, bem como os grupos de interesse envolvidos na atividade. Tem como intuito o cuidado com o meio ambiente e com aos recursos naturais.

Porém, não só dessa preocupação com a natureza classifica se o turismo sustentável.

Há muitos anos, várias atividades do homem em relação ao meio ambiente, assim como a atividade turística, vem degradando a natureza por meio de atitudes inconscientes. Exemplo disso, são os inúmeros plásticos jogados ao mar como os canudos, a falta de capacidade de carga nos destinos e exploração de animais usados como atrações turísticas.

Por isso, é cada vez mais importante pensar em meios para a preservação da natureza e seus recursos naturais assim como das espécies nativas.

turismo sustentável na Serra do Cipó é uma excelente maneira de incentivar atividades ecologicamente corretas, se preocupando com o meio ambiente, com a sociedade e com a economia, voltadas ao turismo.

Certamente o papel principal do turismo sustentável na Serra do Cipó é mostrar que cada indivíduo tem importância na preservação ambiental, na sustentabilidade da economia local e respeito as comunidades visitadas.

Dessa forma, a população auxilia em um mundo mais justo, saudável e equilibrado, para todos e para as futuras gerações.

E quando se fala em próximas gerações é realmente refletir que se nós, nos dias de hoje, não tomarmos atitudes de sustentabilidade, nossos filhos e netos não terão a oportunidade de conhecer destinos tão deslumbrantes como nós.

O turismo sustentável não tem a ver com o local em si, sendo possível praticá-lo tanto em um local natural como urbano. Ou seja, envolve todos os equipamentos do trade turístico: restaurantes, hotéis ou destino como um todo. Assim sendo, ele tem mais relação com as ações do que com o local em si.

Podemos dar alguns exemplos de turismo sustentável:

* Optar por transportes públicos bicicletas ao invés de carro;

*Sabe aquele café da manhã repleto de coisas, pegar o essencial para comer e não desperdiçar;

*Não deixar o hotel lavar as suas toalhas todos os dias.

*Prefira materiais reutilizáveis a descartáveis, procure por alternativas que geram menos lixo.  

*Separação do lixo reciclável. Quando possível, separar também vidro, metais, plástico e papel.

turismo sustentável propõe que atividades turísticas aconteçam em equilíbrio com os recursos naturais do destino, respeitando seus limites e trabalhando para que esses recursos sejam preservados.

Enfim, são inúmeras práticas que podem ajudar com a sustentabilidade no turismo.

VAMOS FAZER NOSSA PARTE?

Sustentabilidade da Pousada Flor de Lótus Cipó

Aqui na Pousada Flor de Lótus Cipó, nos preocupamos muito com o Turismo Sustentável na Serra do Cipó e tomamos várias medidas para ajudar na sustentabilidade de nosso ambiente e preservação da região.

*Reduzimos a produção de lixo,pois é uma ótima maneira para começar a ser mais sustentável. Mesmo atitudes pequenas para diminuir resíduos ou suspender o uso de plásticos descartáveis ajudam o meio ambiente.

*Adotamos políticas relacionadas ao desperdício de alimentos, incluindo educação, prevenção de desperdício, redução, descarte e reciclagem.

*Economizamos água, outra atitude que não só ajuda o meio ambiente, como também o seu bolso.

*Não temos serviço diário de limpeza de quarto, evitando assim a troca desnecessária de roupa de cama e banho.

*Pelo menos 80% dos nossos alimentos têm como origem a região e são produzidos localmente. São as pessoas que tornam as viagens tão especiais. Ao apoiar a comunidade local, você garante que todos se beneficiem igualmente do turismo.

*Pelo menos 80% da iluminação é fornecida por lâmpadas de LED com baixo consumo de energia.

*A propriedade usa energia elétrica 100% renovável, utilizamos energia fotovotaica, o que ajuda no consumo e na sustentabilidade.

Reduzir seu impacto no meio ambiente pode ser tão simples quanto respeitar a vida selvagem local ou ter uma área verde na propriedade.

*Não há exibição/interação com animais silvestres (não domesticados) mantidos em cativeiro na propriedade, tampouco abate, consumo ou venda.

*A propriedade conta com áreas verdes, como jardins.

Pelo menos 80% dos alimentos oferecidos são orgânicos.

Queremos fazer a nossa parte para garantir que o planeta, as pessoas, a vida selvagem e os habitats sejam preservados hoje e no futuro.

http//:www.pousadaflordelotuscipo.com.br