Como nasceu a Serra do Cipó – MG ?

Como nasceu a Serra do Cipó – MG ?

Serra do Cipó – Origens”. Este é o título do novo livro do jornalista e escritor Sérgio Lacerda, que será apresentado aos leitores sábado (28), na Livraria Da Rua. A publicação reúne ampla bibliografia de estudos clássicos e atuais de pesquisadores sobre a serra, que integra a cadeia montanhosa conhecida como Cordilheira do Espinhaço com mais de mil quilômetros de extensão, ligando Minas Gerais ao estado da Bahia.  

O autor traz informações desconhecidas por grande parte do público, fruto de um esforço de pesquisa profundo em acervos diversos sobre a Serra do Cipó com sua geografia que atrai inúmeros turistas pela beleza natural, a riqueza que pela fauna, flora e mananciais que a Serra resguarda. Sérgio Lacerda aprofundou na leitura de estudos de pesquisadores estrangeiros que por aqui passaram durante o período colonial no Brasil Império. Mergulhou em narrativas e dados coletados, bem como em memoriais e documentos identificados em embaixadas, arquivos públicos, além de conversas com poetas, escritores e moradores antigos da Serra, para a construção desse livro.

Sérgio Lacerda, de acordo com o jornalista e autor do prefácio do livro, Mauro Werkema, “enriquece a historiografia mineira com um abrangente e preciso estudo sobre a Serra do Cipó, em livro destinado a tornar-se fonte segura, atraente e atualizada de conhecimentos sobre a Serra e a Cordilheira do Espinhaço”. O livro “Serra do Cipó – Origens” traz, em suas 220 páginas, informações surpreendentes em narrativa leve, atrativa e polifônica, para resgatar a história de uma localidade que teria sido abrigo de grupamentos humanos no início da civilização.

O escritor mineiro Sérgio Lacerda, natural de Belo Horizonte, atuou como jornalista nas últimas décadas nos principais veículos de imprensa mineiros. É autor e editor de “Conceição do Mato Dentro História Viva”, em parceria com outros autores, “Uma História Feita por Você”, relativa ao Hospital Mário Penna de Belo Horizonte, “Conexão Colômbia”, o primeiro romance. “Serra do Cipó – Origens” foi publicado pela Sled Editora.

Via: https://diariodocomercio.com.br/negocios/livro-aborda-surgimento-da-serra-do-cipo/